domingo, 30 de agosto de 2015

PROJETO LIFE

Oi pessoal, hoje eu vim falar de um projeto, em que eu e mais três amigas estamos fazendo, espero que esse post seja inspirador para você que também quer perder peso. O projeto se chama LIFE (Vida), porque quando estamos acima do peso, na maioria dos casos, vamos perdendo o gosto pela vida; ficamos mais desanimados, mais fatigados e por aí vai. O aumento do peso nos causa até mau humor, mexe com todo o nosso físico e psíquico. A ideia da palavra Life é exatamente essa, trazer mais vida para o nosso dia a dia. Ter mais ânimo com as coisas, estar mais disposta para realizar tarefas, com o humor lá em cima. Nesse projeto, nos reunimos quinzenalmente. A cada reunião partilhamos como nos alimentamos, exercitamos, nossos obstáculos em perder peso, e conteúdos que nos ajudam a elaborar melhor um novo estilo de vida, com hábitos mais saudáveis. Estabeleceremos metas a cada mês e castigos, caso não cumpramos nossos objetivos ou jacamos na dieta. Aqui no blog falarei de mim, de como me encontro hoje, peso, medidas e minhas metas, sim, metas, pois não tenho como começar um novo estilo de vida já pensando no resultado final. Temos que sempre pensar dia após dias, metas pequenas, como, 2kg a cada mês, e, conforme os resultados, mudarei essas metas, dietas e por aí vai. Para começar, não estou seguindo uma dieta, na verdade, estou mudando meus hábitos alimentares, posso dizer então, que, minha dieta é: comer saudável. Alimentos nutritivos, com baixas calorias, evitando gordices, tais quais, massas, doces e refrigerantes. No meu caso, para auxiliar no meu emagrecimento, tomei algumas medidas e aconselho à vocês fazerem o mesmo. 



As medidas foram:

1. Entrar na academia;
2. Marcar uma consulta com endocrinologista;
3. Marcar uma consulta com nutricionista;
4. Marcar uma consulta com psicologa;
5. Projeto Life.

Vou explicar cada uma dessas medidas por vez:

1. Entrar na academia - estamos cansadas de saber que o exercício físico ajuda e muito na perda de peso, e ajuda também a termos uma vida mais saudável, saindo do sedentarismo, e a chegar a maturidade com menos doenças. Melhora nosso aspecto físico e define melhor o corpo. Esse paso já foi dado, já estou matriculada em uma academia.

2. Marcar uma consulta com endocrinologista - esse profissional pode nos ajudar e muito na busca pela perda de peso. Se você, assim como eu, tem problemas hormonais, marque uma consulta já com ele. Ele não só te auxiliará a entender como funciona o teu corpo, como também acompanha suas taxas, podendo passar uma dieta para você. Eu já estou de cunsulta marcada, após a consulta e os exames deixarei tudo registrado aqui no blog.

3. Marcar uma consulta com nutricionista - apesar do endocrinologista poder passar uma dieta para você, é bom também, buscar e conversar com um nutricionista, médico que pode te ajudar de modo mais minucioso a entender os alimentos que você ingere e os benefícios o corpo. Esta consulta ainda não conseguir marcar, mas assim que eu conseguir e for, postarei tudo no blog. 

4. Marcar uma consulta com psicologa - você deve estar se perguntando ''Sério, preciso de um psicologo para perder peso???". Bom, isto depende, no meu caso, que sofro de ansiedade e outras coisas, preciso sim. Um dos fatores que me fazem comer horrores, muita massa e doce , entre eles, é a minha ansiedade. Para que eu possa controlar isso, preciso sim, do acompanhamento desse profissional, que irá me ajudar a entender melhor minha mente, meus anseios, a fim de que eu pare de descontar tudo na comida, como se, comer resolvesse tudo. Comer, me faz esquecer algumas preocupações pelos minutos de prazer que a comida me proporcionam, mas não resolvem meus problemas. Caso, você também, sofra de alguns transtornos e/ou distúrbios, aconselho a buscar esse profissional. Lembrando que, para se consultar com um psicologo você precisará de um encaminhamento, o seu endocrinologista poderá fornecer esse encaminhamento para você.

5. Projeto Life - em que o projeto pode me ajudará??? Em muita coisa!!! Esse projeto tem inspiração no vigilantes do peso. Ter com quem conversar a respeito, desabafar quando não consegue os obejtivos e comemorar os obstáculos vencidos, ajuda bastante nessa luta pelo peso ideal. No meu projeto, todas estão acima do peso, como eu. Conversar com pessoas que me entendem porque passam pelo mesmo, fica mais fácil buscar ajuda e apoio, que conversar com alguém magro que não tem problemas com peso. Quem já se encontra no nível de obesidade 1, 2 ou 3, sabe o quanto nos pesa carregar todo esse peso a mais; o quanto ficamos enfadadas, o quanto vamos perdendo o gosto pelas coisas, o mundo parece que vai ficando preto e branco. Geralmente, uma pessoa que não sofre de obesidade, não compreende isso, pois não conhece esses sentimentos e nem as lutas que enfrentamos todos os dias por conta do peso: roupas que não cabem, fome insaciável, desconfortos, fadiga constante, falta de disposição e outros. Quando conversamos com pessoas que passam pelas mesmas situações que a nossa, nos sentimos compreendidas, é bom ver que eu não estou sozinha 'nessa', que outras pessoas passam por isso, e estão na luta como eu; o apoio que encontramos no projeto, nos ajuda a seguir em frente.  

Enfim, agora abaixo vou colocar uma foto e todos os números e taxas tiradas lá na academia, meu primeiro objetivo é perder 2kg por mês. Este está sendo meu foco, não quero focar no objetivo final que são 30 kg, mas sim, viver dia após dia, treino após treino, cada vez mais comendo de forma adequada, rumo a uma vida mais feliz e saudável. 


Espero que esse post ajude a muitas pessoas a tomarem uma decisão, assim, como eu tomei a minha. A batalha será grande, mas ajudando umas as outras, com palavras de fé e otimismo, conseguiremos vencer as tentações do dia a dia. Um forte abraço para todas as gordinhas que estão indo a luta como eu, e vamos viver melhor minha gente!!!


Flavinha
。◕‿◕。

2 comentários:

  1. Que legal Flavia, achei muito bom por ser um projeto em grupo e por você ter tomado essas decições junto a profissionais, estou na torcida haha

    ResponderExcluir